Pós-Graduação em Teoria e Clínica Psicalítica

O aluno terá acesso a um completo Curso a Distância em Psicanálise. O intuito é o desenvolvimento pessoal e uma melhor compreenção sobre as relações humanas e os fenômenos comportamentais.


Justificativa

As demandas emocionais, cada vez mais crescem na sociedade do consumo.

Pessoas e grupos apresentam necessidades psíquicas, e manifestam carências e demandas afetivas. Setting analíticos são procurados por pessoas que, de alguma forma, encontram-se em crises emocionais, familiares e existenciais. É crescente a cultura da auto-medicação, interferindo na construção de conceitos de forma saudável. Multiplicam-se as crises pessoais de ordem familiar e social. Levando-se em conta tais fatos, o Instituto VerAlém oferece um curso voltado para a saúde mental do indivíduo, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise.

Objetivos

Objetiva em primeiro lugar, propor saúde mental, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise, visando uma melhor qualidade de vida, e ressignificação do que seria apresentado como patologia e traumas psíquicos.

Em segundo lugar o aprimoramento daquele que exerce a ocupação de Psicanalista, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações, CBO nº2515-50, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Público Alvo

Médicos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, pastores, padres, sacerdotes, conselheiros, profissionais de humanas, técnicas, e exatas, líderes em geral e todos os que queiram aperfeiçoar-se em teoria e métodos psicanalíticos.

Corpo Docente


Professores com formação acadêmica, pós-graduados, e com experiência em setting analíticos.

BRUNO CARNEIRO

Mestrando em História (UNIVERSO/2019); Pós-graduado em Teoria Psicanalítica (FACEI/2018); Especialista em psicopedagogia institucional (ISEAC/2014); Psicanalista (IBECC/2012); Licenciado em História (FCE - UNIFIEO/2018); Licenciado em Filosofia (FISIG/2016) Bacharel em Teologia (FACETEN/2015). Bacharelado livre em Teologia, com ênfase ministerial (STPRJ/2008). Bacharel em Filosofia (FJC/2010). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalista VerAlém (APV).



Currículo Lattes

DIOGO BONIOLI

Mestrando em Psicologia, área de concentração cognição social (UCP), licenciado em psicologia (UNESA/2007), formado em psicologia (UNESA/2008). Especialista em Análise, Gerência e Projetos de Sistemas (UNESA/2009), especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio/2014), especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM  / 2017). Licenciado em filosofia (AVM/2012). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).



Currículo Lattes

ELIEZER ASSIS

Doutorado em ciências humanas, área da teologia (PUC-RIO/2011), mestrado em ciências humanas, em teologia (PUC-RIO/2007), graduado em teologia (PUC-RIO/2004). Graduado em psicologia (FAMATH/2016). Especialização em andamento em psicologia jurídica (UCAM). Conselheiro da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).



Currículo Lattes

MARCOS TORRES

Mestrado em educação (USALIZATE/2019), especialista em tutoria em educação à distancia (FBM / 2016), especialista em tecnologia educacional (FACNEC/2001), pedagogo (FACNEC/1992), especialista em psicopedagogia (FESL/2018), especialista MBA em gestão de pessoas (CBM/2013), psicólogo (FAMATH/2005), psicanalista (SPOB/1998), extensão em dependência química (UVA/1998), extensão em perícia criminal e psicológica (UVA/2010). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).


Currículo Lattes

SERGIO GIL

Mestrado em ciências das religiões (PPGCdR-FUV/2014); especialista em teoria psicanalítica (FACEI/2018), bacharelado em sociologia (UFF/2018); capacitado em psicanálise (CEPTEP/2013); especialização em ensino religioso (ESAB/2013); bacharelado em teologia (EST/2010); extensão em filosofia (CECIERJ/2015). Palestrante. Autor do livro "Comunhão Contemporânea". Fundador e conselheiro da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).


Currículo Lattes

Metodologia


Buscando o aprimoramento acadêmico e profissional que proporcione um diferencial na formação acadêmica profissional. O processo de ensino-aprendizagem será realizado através de:

◉ Aulas presenciais

◉ Seminários/Congressos

◉ Conferências

◉ Trabalhos de Pesquisa.

◉ Estudos de Casos

◉ Oficinas de Trabalhos


Esta metodologia amplia o universo de percepção e ação dos participantes do curso.

Interdisciplinaridade


A integralização de disciplinas é consolidado por um projeto efetivado no decorrer do curso e inspirado em problemas originados da realidade e pelo emprego de estudos de casos e dinâmicas de grupo. O projeto atua como um fio condutor dos conceitos e das práticas, cuja aplicação é orientada pelos professores. O processo de ensino-aprendizagem é voltado para a ação, ou seja, para a solução de problemas típicos.

Conteúdo Programático


Escolas Psicanalíticas

Carga Horária: 30 hs

Psicanálise, sua origem, principais conceitos e desenvolvimentos posteriores: Karl Abraham, Sandor Firenzci e Ana Freud). Escola francesa (Françoise Dolto e Felix Guattari). Escola inglesa. Escola americana.

Sexualidade Humana

Carga Horária: 30 hs

Dependência emocional. Desenvolvimento da sexualidade. As aberrações sexuais freudianas. Metamorfose da puberdade. Sexualidade e perversão em Freud e Lacan. Parafilias; perversão e histeria; perversão sádica, masoquista; voyeurismo..

Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 30 hs

Pressupostos da pesquisa. Conhecimento científico: epistemologia e paradigmas. Fichamentos. Resumos. Resenhas. Referências bibliográficas. Utilização de instrumentais de pesquisa. Regras acadêmicas. Trabalho científico segundo as normas da ABNT. Artigo Acadêmico. Projeto de pesquisa.

Linguagem e Psicanálise

Carga Horária: 30 hs

Origem e abrangência da semiologia ou semiótica. Categorias Formais da Experiência e Pensamentos. 03 tipos de Signos. Auctoris, Lectoris, e Operatis. Signos (representação); significante (imagem acústica); significado (conceito). Distinção de mundo da representação do mundo real. Relações sintagmáticas e associativas. Funções da linguagem. Paralinguísticos. Neurolinguística. Conceitos de "significante" em Jacques Lacan.

O inconsciente

Carga Horária: 30 hs

A descoberta do Inconsciente: base histórica e filosófica. A teoria do Inconsciente na obra freudiana. A teoria do Inconsciente nas obras lacaniana, kleiniana, e junguiana..

Psicanálise de Lacan I

Carga Horária: 30 hs

Tópicas dos Seminários II, III, V, de Lacan O universo simbólico. O grande Outro. Fala e linguagem. O desejo, a vida e a morte. Metáfora e metonímia. Transferência de significado. Foraclusão do Nome-do-Pai.

Psicanálise de Lacan II

Carga Horária: 30 hs

O Sujeito e o Outro. Tiquê e autômaton. Rede dos significantes. Tópicas dos Seminários XI, XXII e XXIII de Lacan. O imaginário, o simbólico e o real (RSI). O Sinthoma.

Seminário TCC

Carga Horária: 30 hs

Orientação e delimitação do objeto de estudo; estruturação do projeto de pesquisa; produção e redação de pesquisa.

Estruturas Clínicas da Psicanálise I

Carga Horária: 30 hs

Neurose e conceitos; neuroses traumáticas e ordinárias em Édipo; grupos de transtornos (de ansiedade, fóbicos, e obsessivo-compulsivo). A culturalidade e a perversão; neuroses atuais; o discurso perverso; perversão, desejo e pulsão; perversão em Lacan (recusa, lei e desafio). Estudos de casos.

Estruturas Clínicas da Psicanálise II

Carga Horária: 30 hs

A teoria Freudiana das Psicoses. A dinâmica da psicose no aparelho psíquico, diferenças entre Neurose e Psicose. A teoria lacaniana das psicoses. Os tipos de psicose e a clínica do psicótico. Psicose e transferência. Estudos de casos.

Freud e a Religião

Carga Horária: 30 hs

Os escritos de Freud sobre a religião. Religião e neuroses. Cerimoniais religiosos e atos obsessivos. A religião como produção de sentidos. Totem e Tabu. Moisés e o monoteísmo. Neurose demoníaca. Futuro de uma ilusão. Pfister e Freud. A ilusão de uma futuro. Lacan e a religião. Jung e a religião.

Psicanálise Infantil

Carga Horária: 30 hs

A criança e a psicanálise. Psicoses, neuroses e crianças. A psicanálise e o desenvolvimento infantil na aprendizagem. A questão da normalidade. Sexualidade infantil. A família, escola e sociedade frente aos distúrbios do comportamento. Técnicas de ludoterapia dentro da abordagem e escuta psicanalítica. Típicas da psicanálise kleiniana, winnicottiana, e bioniana.

A clínica com autismo e psicose em crianças

Carga Horária: 30 hs

A psicose infantil, formas de manifestação, sintomatologia e prognóstico, Bleuler (1911), grupo das esquizofrenias, casos de autismo; o distanciamento do contato com os pares da mesma faixa etária, a dificuldades na linguagem e comportamentos estereotipados. Autismo como psicose infantil; classificação de critérios diagnósicos citados no DSM-IV-TR e no CID-10 (Gadia, Tuchman,& Rotta, 2004). Autismo considerado uma quarta estrutura clínica, ao lado da neurose, da psicose e da perversão.

Psicanálise e as práticas em saúde

Carga Horária: 30 hs

Estudo da teoria psicanalítica e do método clínico para sua utilização em instituiçõe; delimitação do sofrimento psíquico e resposta ética; o atendimento da Saúde Mental no aspecto clínico visando à criação de novos espaços para a população carente no campo do tratamento psicológico; proposta para que o tratamento psicanalítico funcione como interrogação e proposta inovadora para os impasses na saúde, além de se colocar do lado da afirmação dos direitos humanos nas populações que se situam à margem da cidadania.

Conceitos fundamentais da psicanálise: pulsão e repetição

Carga Horária: 30 hs

Aprofundamento de conceito; pulsão como construto; estímulos fisiológicos e pulsionais; representações psíquicas da pulsão; os quatro elementos que caracterizam a pulsão sexual; os aspecto dinâmico da pulsão (pressão Drang); a finalidade da pulsão (Ziel); o objeto da pulsão (Objetk); a fonte da pulsão (Quelle); suas vicissitudes/destinos.

Didática do ensino psicanalítico 1

Carga Horária: 30 hs

História da didática; a construção do conhecimento; o psicanalísta didata; a aula de psicanálise; métodos de ensino da psicanálise; estratégias de ensino psicanalítico; o ensino a distância; avaliação da aprendizagem; plano de curso e plano de aula.

Didática do ensino psicanalítico 2

Carga Horária: 20 hs

Práticas em psicanálise didata; orientação e supervisão psicanalíticas; manuseio e pesquisa do DSM 5, e CID 10, questões de direito e a psicanálise.

Atividades Complementares


Seminários, visitas, técnicas, e workshops.

Tecnologia


É disponibilizado para os alunos 02 (dois) laboratórios de informática além de 03 (três) terminais de consulta na biblioteca.

Certificação


A certificação do curso será procedida pela Instituição Ensino Superior, conforme a habilitação concedida pelo Ministério da Educação.

date_range

Duração

18 meses - um módulo por mês


access_time

Carga Horária

Total de 500 horas/aula


event_note

Horário das aulas

Todos os 1ºs. sábados de cada mês.


mode_edit

Inscrição

(21) 9.7123-5707 whatsApp
contato@institutoveralem.com.br
ou aqui no site:


Matricule-se já!

Inscrição on line

Não perca tempo, faça sua inscrição agora.


Matricule-se já!